Faceta Estética
Um sorriso mais bonito é associado ao bem estar: físico, psicológico e até mesmo ao sucesso pessoal e profissional.
As facetas são uma espécie de revestimento em forma de “capa” para os dentes. Capazes de transformar o sorriso do paciente, as facetas podem ser confeccionadas em dois tipos de materiais: resina composta ou cerâmica (porcelana). Elas são capazes de corrigir alterações de cor , formato , espaços (diastemas), bem como problemas no alinhamento dos dentes.
É necessário realizar facetas em todos os dentes? Nem sempre. Muitas vezes corrigir apenas seis a oito dentes superiores já é suficiente para conseguirmos excelentes resultados estéticos.
Vou sentir dor?
De maneira alguma! Todos os procedimentos são realizados com anestesia local, proporcionando um tratamento completamente indolor.
Qual o melhor material?
Tanto as resinas compostas, quanto as cerâmicas são excelentes, desde que bem indicadas. Deve-se avaliar a necessidade individual de cada paciente , considerando também vantagens e desvantagens de cada material tais como : custo, durabilidade, resultado estético, grau de escurecimento dos dentes, desgaste de estrutura dental sadia, hábitos como o bruxismo, dentre outros.
Cerâmica (Porcelana)
As restaurações de cerâmica tem a espessura de mais ou menos 2 milímetros e são coladas sobre a superfície frontal dos dentes.
O procedimento inicia-se com a realização de fotografias e moldagens das arcadas do paciente para planejamento do caso, que pode ser feito de forma digital, em 3D e um protótipo do tratamento é criado e pode ser usado para reproduzir em boca uma prévia do resultado final aproximado do tratamento – técnica Mock-up (popularmente conhecido como test drive do sorriso).
Após o planejamento, é feito um leve desgaste das superfícies dos dentes para criar espaço para o material restaurador, depois é feita a moldagem dos dentes preparados (desgastados) e então os provisórios são confeccionados. É feita a escolha da cor, as moldagens são enviadas para um Laboratório de Prótese e as facetas são então confeccionadas. Depois de prontas, estas facetas são finalmente cimentadas (coladas) nos dentes uma a uma.
O tempo entre os preparos e a cimentação das facetas nos dentes é relativamente curto e pode compreender apenas duas sessões (com intervalo de uma semana – dez dias entre elas).
Principais vantagens da técnica: naturalidade , não sofrem alteração de cor com o passar do tempo e longevidade do tratamento (duram mais que as facetas em resina composta).
Resina Composta
As facetas de resina são feitas através da aplicação direta das resinas sobre a superfície dos dentes e não requerem , na maioria das vezes, desgastes.
Podem ser uma opção de tratamento para quem busca um tratamento mais conservador e de menor custo. O procedimento inicia-se com a realização de fotografias e pode-se ou não realizar moldagem das arcadas do paciente para confeccionar modelos para planejamento do caso.
Quando confeccionados, esses modelos são escaneadas em 3D para planejamento digital e um protótipo do tratamento é criado e pode ser usado para reproduzir em boca uma prévia do resultado final aproximado do tratamento – técnica Mock-up (também chamado ensaio restaurador).
Após o planejamento , podemos então escolher a cor e executar o tratamento que pode ser realizado em sessão única através da aplicação de resina diretamente sobre a superfície dos dentes.
Principais vantagens da técnica: tratamento mais conservador (na maioria dos casos), menor custo e reversibilidade.