Restauração
Esse procedimento, popularmente conhecido como obturação é bastante comum e é recomendado em casos de cárie ou fratura do dente, pois a restauração consiste na reconstrução do dente e visa restabelecer tanto a forma quanto a função de cada elemento dental afetado. O material para restauração desse dente dependerá muito da quantidade de estrutura perdida.
Tipos de restauração
Restaurações Diretas
As restaurações diretas são feitas quando é possível adicionar o material diretamente no dente a ser restaurado, nos casos de perdas médias ou pequenas de estrutura dental.
O material de escolha preferencial para essas restaurações é a resina composta. Hoje já se sabe que o amálgama (material cinza) causa micro trincas na estrutura dos dentes, que podem levar a fraturas dentais e a sensibilidade dentinária, sendo assim tem seu uso cada vez menor e mais restrito a casos específicos.
Restaurações Indiretas
As restaurações indiretas são indicadas para casos cujo desgaste ou perda de estrutura dental é maior. Neste caso, é realizado um escaneamento digital do dente ou uma moldagem do mesmo. Quando a opção é o escaneamento dental, as imagens digitalizadas são enviadas para uma impressora 3D odontológica que confecciona a restauração (peça) de forma precisa e rápida. Quando se opta por realizar a moldagem do dente em boca, esta é enviada a um laboratório de prótese dentária que confecciona a peça de forma artesanal ou no fluxo digital.
Os materiais usados podem ser: cerâmica (porcelana), cerômeros (resinas especiais confeccionadas em laboratório de prótese) ou ligas metálicas (restauração metálica fundida).
A opção de escolha do material vai depender de critérios como : durabilidade, tamanho da cavidade, se o paciente tem ou não bruxismo, necessidade estética, custo, dentre outros.