Lente de Contato Dental
Hoje em dia existem muitas maneiras de deixar seu sorriso mais bonito.
Além do clareamento , também contamos com as lentes de contato dentais para dar um “upgrade” no seu cartão de visitas. E recentemente as lentes recebem essa nomenclatura , que popularizou-se , por serem muito finas e se assemelham a lentes de contato oculares.
Detalhes Técnicos
Tecnicamente falando, as lentes de contato dentais são facetas ultrafinas de cerâmica ou de resina composta, ou seja, a diferença entre facetas e lentes consiste basicamente na espessura (as facetas mais espessas e as lentes mais finas).
Elas possuem de 0,3 a 0,5 milímetros de espessura, o que possibilita um mínimo desgaste dental; em alguns casos, nem é necessária a realização destes preparos (desgastes). Elas são coladas sobre a superfície dos dentes, uma a uma.
Quais são as indicações
As principais indicações para o uso das lentes de contato são nos casos em que o paciente já tem uma coloração adequada dos dentes (pode-se realizar o clareamento previamente) e deseja:
- Corrigir o formato e/ou o alinhamento dos dentes.
- Fechamento de pequenos espaços entre os dentes
- Erosão ácida do esmalte dos dentes
- Conseguir harmonia do sorriso
Nos casos em que o paciente possui um grau acentuado de escurecimento dental , elas não são indicadas.
Cerâmica
O procedimento inicia-se com realização de fotografias para planejamento do caso . Em alguns casos é realizada também uma moldagem pra criar modelos das arcadas do paciente para complementar o planejamento. Muitas vezes os modelos são escaneadas em 3D para planejamento digital e um protótipo do tratamento é criado. A partir daí, podemos realizar um ensaio restaurador intra-oral ou Mock-up, permitindo ao paciente pré-visualizar o resultado final do tratamento.
Após o planejamento, é feita uma nova moldagem dos dentes (se forem necessários pequenos desgastes nos dentes, estes são feitos antes da moldagem) e então os provisórios são confeccionados. É feita a escolha da cor e as moldagens são enviadas para um Laboratório de Prótese e as lentes são então confeccionadas. Depois de prontas, estas lentes são finalmente cimentadas (coladas) nos dentes.
O tempo entre a moldagem e a cimentação das lentes de contato cerâmicas é relativamente curto e pode compreender apenas duas sessões (com intervalo de uma semana – dez dias entre elas).
Vantagens da técnica: naturalidade , não sofrem alteração de cor com o passar do tempo e longevidade do tratamento (durabilidade maior que a da resina composta) .