Placas de mordida são a solução para acabar com o bruxismo?
Que o bruxismo pode trazer uma série de complicações para a vida do paciente não é novidade para ninguém. Afinal, o hábito de ranger os dentes pode resultar em dores de cabeça, forte incômodo nos músculos da face, além de desgaste e fratura dentária. A boa notícia é que existem alguns tratamentos que podem ajudar a controlar ou pelo menos reduzir o impacto nos dentes durante o apertamento . Entre eles, está a placa de bruxismo. Mas será que ela é capaz de eliminar de uma vez a disfunção?
Antes de tudo, entenda o que é o bruxismo.
O bruxismo nada mais é do que o hábito de apertar ou ranger os dentes . Algumas causas comuns são alinhamento anormal dos maxilares, concentração intensa ou ansiedade situacional (não o transtorno de ansiedade). O distúrbio, que pode acometer pessoas de todas as idades, é promovido pelos músculos da mastigação e pode trazer uma série de consequências para o paciente, como lesões orofaciais, desgastes e fraturas dentárias, dor muscular e lesão periodontal. Por isso, ao notar que as dores de cabeça e no maxilar estão se tornando mais frequentes, é importante consultar seu dentista para identificar o motivo por trás disso, já que, muita das vezes, pode se tratar de um quadro de bruxismo.
A placa de bruxismo é a solução para o problema?
A placa de bruxismo – ou placa miorrelaxante como também é conhecida – pode contribuir para o tratamento ou controle do distúrbio . A função do acessório serve para desprogramar a mordida e relaxar os músculos mastigatórios da face, auxiliando com grande importância a articulação. Além disso, a placa de bruxismo oferece o menor risco dos pacientes desenvolverem problemas de mordida aberta anterior, extrusões e migrações dentárias e também de apresentarem fraturas dos dentes. Além da placa, alguns cuidados podem ajudar no quadro de bruxismo: aplicação de toxina botulínica, fisioterapia e acompanhamento psicológico também são outros tratamentos que podem ajudar a controlar a disfunção. Atualmente , os protocolos modernos de controle do bruxismo incluem não só a placa de bruxismo, mas também a aplicação de toxina botulínica nos principais músculos mastigatórios (masseter e temporal).
Sendo assim, é um MITO dizer que apenas a placa de bruxismo é a solução para tal problema. O controle dele depende de uma atuação mais ampla e até mesmo multidisciplinar.